MOTOVIBRADOR
Os vibradores eletromecanicos são robustos e especialmente projetados para exercer diversas tarefas na industria, tais como: Vibrar, dosar, escoar, filtrar, peneirar, transportar, etc.
Caracterísitcas mecanicas gerais
O motovibrador é constituído de um motor elétrico, desenvolvido exclusivamente para vibrar, por isso, alguns itens o diferem do motor elétrico convencional, tais como: Rolamentos reforçados, eixo passante com contra pesos nos dois lados, carcaça que permite maior dissipação de calor, sapatas de fixação mais resistentes e proteção das bobinas elétricas, devidamente constituída para suportar vibrações.
Classe de isolação para serviço contínuo F ( 155ºC ) e proteção IP-55.
Características elétricas
Os motovibradores são usualmente fornecidos em 220/380/440V e em 50/60Hz.
Quando utilizados 02 motovibradores em um unico equipamento, os circuitos de proteção devem desligar a ambos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS MOTOVIBRADORES
Apresentamos algumas características que tornam o motovibrador, um equipamento de qualidade e confiabilidade comprovada.
Motor elétrico
São motores assíncronos para 220/380/440V e em 50/60Hz.
Carcaça - Fundida em liga especial de aluminio, resistente, com aletas radiais para a dissipação do calor.
Enrolamento - Em fio de cobre de isolação reforçada, envernizado, amarrado e encapsulado, para suportar longos períodos de trabalho com movimento vibratório.
Eixo - Em aço SAE-1045, dimensionado cuidadosamente para resistir ao severo regime de trabalho comum a este tipo de equipamento.
Tampas laterais internas - Em ferro fundido de alta qualidade, confere ao conjunto, estabilidade e robustez. Formam uma monolitica abrigando os mancais e os pés de fixação.
Núcleo do esticador - Em chapa siliciosa.
Rotor - Tipo gaiola, em curto circuito, injetado em alumínio de pureza 99%. Garante perfeito desempenho.
Mancais - Com rolamentos de características próprias para suportar o trabalho vibratório. Super dimensionadas e de procedencia tradicional.
Isolação - Classe F - para temperatura até 155ºC.
Grau de proteção - IP-55, conforme ABNT, fechado, bem protegido, pode trabalhar ao tempo e em ambientes agressivos. Construção do tipo TFNV ( totalmente fechado, não ventilado ).
Massa inercial
Formada por contra pesos de ferro fundido, dimensionados para cada tamanho de vibrador e, precisamente calculados para fornecer o impacto vibratório necessário a cada tipo de tarefa, em função do tamanho.
São 02 conjuntos, instalados bilateralmente nas pontas do eixo e protegidos por calotas de chapa #20.
Cada conjunto é constituído de 02 peças - 01 fixa no eixo, através de chaveta e a outra móvel, para permitir o ajuste desejado. Assim, estes conta pesos possuem uma faixa de regulagem suficientemente boa para o ajuste do impacto vibratório, desde um valor mínimo até um valor máximo, passando por 07 posições distintas, cada uma delas correspondendo a uma amplitude diferente de vibração.
Os vibradores podem ser acionados através de comando manual ou automático e suportam regimes de trabalho contínuo ou intermitente.
Instalação elétrica
A instalação elétrica dos vibradores obedece aos mesmos critérios usados na instalação de qualquer motor elétrico convencional, observando os cuidados necessários no trato com equipamentos submetidos a vibração intensa.
Lembramos que os vibradores são fabricados para 220/380/440V e para 50/60 Hz.
Quanto à tensão da rede, o motovibrador está apto a trabalhar em qualquer localidade, inclusive no exterior, aceitando diversas combinações elétricas.
Para a ligação dos vibradores, devem ser escolhidos condutores de bitolas compatíveis com a distancia, a capacidade e a amperagem de cada unidade.
Por estarem eletricamente preparados para as tensões 220/380/440V, os vibradore possuem 12 cabos de saída para permitir a intercambialidade, conforme as características de rede local.
Os vibradores toleram variações na tensão em torno de 10%, sem alteração de desempenho perceptível.
Toleram tambem variações na frequencia ( ciclos ) em 5%.
Observar conforme as normas de segurança, que a variação de tensão ( volts ) e da frequencia ( ciclos ) somadas, não deverão ultrapassar os 10%.
Os vibradores possuem na entrada da caixa de ligação, uma bucha " passa fios " de borracha especial, que visa proteger a entrada de elementos estranhos dentro da caixa, mas acima de tudo, dar conexões a flexibilidade necessária quando submetidas a vibração, diminuindo assim o risco de quebra dos cabos pela fadiga ou atrito.
As ligações enre os cabos provenientes da rede e os cabos do motor, deverão ser soldadas de preferencia, levando-se em conta que o conjunto estará submetido a vibração intensa. Deve ser concedida a estes, certa tolerancia no comprimento, isto é, os cabos jamais devem permanecer esticados, pelo mesmo motivo anteriormente citado.