Do ponto de vista mecânico, a instalação de um vibrador é muito semelhante à instalação de um motor elétrico convencional. Devem ser tomados, entretanto, os cuidados necessários no trato com equipamentos vibratórios, especialmente quanto à fixação. Os cuidados para a instalação dos vibradores devem ser bservados já na recepção do material, quando se examina a compatibilidade do material entregue com àquele solicitado, seu aspecto físico, quanto à isenção de avarias de transporte, amassamento das tampas, rachaduras, umidade excessiva, etc.
A fixação dos motovibradores requer cuidado e atenção.
Recomenda-se a montagem dos vibradores através de bases ou estruturas rígidas, aparafusadas ou mesmo soldadas. Não deve ser admitida nenhuma folga ou desnivelamento entre os furos da base. Na eventualidade de utilização de calços, prever que os mesmos estejam firmes para que não caiam durante a operação.
Utilizar parafusos, arruelas e porcas compatíveis com o diâmetro máximo dos furos dos pés do vibrador.
Para a facilidade de acesso à caixa de ligação e para fins gerais de inspeção e manutenção, posição horizontal deve ser escolhida sempre que possível.
Através do ajuste dos contra pesos, obtém-se a amplitude desejada.
Os conjuntos de contra pesos são formados por uma peça fixa e uma peça móvel. Retire o parafuso de fixação da peça móvel e posicione-o no pino da peça fixa, ajustando a amplitude desejada no furo correspondente.
Segue abaixo, alguns exemplos de fixação dos motovibradores em Silos.
No decorrer, mostraremos outros exemplos, inclusive de vibradores pneumaticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário